Em menos de 48 horas, famílias que perderam suas casas no incêndio ocorrido no bairro do Jurunas, receberam do Governo do Pará, por meio da Companhia de Habitação do Pará (Cohab-Pará), auxílio habitacional "Sua Casa", nesta sexta-feira (7).
Para o diretor-presidente da Cohab, Manoel Pioneiro, a agilidade na entrega do cheque é fundamental para que essas famílias comecem a reconstruir suas casas e suas vidas. "Esta é uma orientação do governador Helder Barbalho, que as famílias possam, o mais breve possível, receber o benefício habitacional. As pessoas que estão tendo problemas mais sérios, mais graves, urgência, emergência serão tratados dessa maneira. Foi assim que combinamos com o governo estadual, vai ser assim que vamos fazer com a sociedade de modo geral", pontuou Pioneiro.
As casas atingidas pelo incêndio tiveram perda total e parcial de seus imóveis. Elias Souza Brito, que atualmente encontra-se desempregado, destacou que receber o benefício é um momento especial na vida dele. "Ontem recebemos a visita da equipe da Cohab e hoje nem acreditei que já podia vir buscar meu cheque, já estou indo verificar os preços do material de construção", disse
A autônoma Maria Bendita Rodrigues também tem planos de reconstruir a casa dela toda em alvenaria. "Minha casa é parte em madeira, e com o incêndio está com risco de desabamento, também já vou hoje mesmo comprar meu material para a obra", pontuou.
O incêndio ocorrido na Rua São Miguel, próximo à Travessa Carlos de Carvalho, atingiu a moradia de seis famílias.
Destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional, o benefício "Sua Casa" foi criado pelo governador do Pará, Helder Barbalho, por meio de decreto 8.967 de 30 de dezembro de 2019 com objetivo de proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população do estado.
O Programa consiste na concessão de dois benefícios: auxílio para aquisição de materiais a serem utilizados na construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da unidade habitacional. O valor do benefício pode chegar até R$ 21 mil.