01/09/2017 - 16:15

Nove das onze famílias que perderam suas casas no incêndio ocorrido no dia 22 de julho, na passagem São Cristovão, no bairro do Guamá, receberam hoje (01), a primeira etapa do Programa Cheque Moradia, que irá possibilitar a reconstrução dos seus imóveis.

A entrega do benefício foi realizada pela diretora de Programa Especial de Moradia da Cohab, Ellen Guedes, em uma arena, próximo ao lado onde ocorreu o incêndio. Segundo a diretora, duas famílias não compareceram para receber o Cheque Moradia, mas poderão ir até a sede da Cohab para fazê-lo, a partir de segunda-feira,04.

Participaram da entrega representantes da Funpapa e Pro Paz.

Maria Marli Lameira foi uma das beneficiadas. Ela lembrou dos momentos difíceis, quando soube do incêndio. Marli e a família estavam fora de casa quando tudo ocorreu. “Só tenho a agradecer a Deus por que é muito ruim passar por essa situação, eu não desejo pra ninguém. Agradeço primeiramente a Deus e a todos da Cohab. Minha maior felicidade foi receber meu cheque  e saber que até dezembro devo estar na minha casa. Eu pensei que não íamos receber o cheque  devido o tamanho da casa, mas ao ver meu nome na relação foi só  alegria” , disse emocionada.

Alexandre da Silva, foi outro morador contemplado com o Cheque Moradia que se emocionou ao receber o benefício habitacional do governo do Estado. “É uma satisfação e emoção muito grande de você estar em um momento sem perspectiva e a partir do recebimento do cheque, cresce a esperança. Então, tudo que se tinha perdido agora pode se renovar. No começo parece tudo muito triste, mas com a ajuda de todo mundo e a cooperação das pessoas, cada doação, tudo isso foi muito importante pra nós”, declarou.

Neivo Cravo, líder comunitário, disse que foi fundamental a parceria dos órgãos públicos para atender as demandas após o sinistro. “Quando aconteceu o incêndio estávamos com o pessoal da Funpapa então no mesmo instante entramos em contato com a Defesa Civil, e a Sehab(Secretaria Municipal de Habitação). Tivemos uma reunião com a Cohab, e foi tudo muito rápido que hoje as famílias já estão recebendo o cheque. Agradeço muito a diretora, pois não imaginávamos que seria tão rápido”, finalizou.

Texto: Beatriz Ferreira e Rosa Borges (Ascom Cohab)

Fotos: Ascom Cohab