19/04/2018 - 15:30

Reconstrução e esperança.É o panorama visto por quem percorre as ruas do município de Paragominas, atingido no último dia 12 de abril, por uma enxurrada, ocasionada por uma forte chuva, que atingiu 15 bairros e deixou o município em estado de calamidade pública.

A cidade vem se recuperando, resultado de uma força tarefa organizada pelos órgãos municipais e estaduais, possibilitando que tudo volte à normalidade.

Para Carmen Kelly, 22 anos, manicure, existem outras palavras significativas também: bondade e amor ao próximo. Ela descreve assim ao se referir ao ambiente acolhedor que encontrou num dos abrigos que o município disponibilizou, para as famílias que perderam suas casas, ou que não podem retornar, por morarem em área de risco.

"São pessoas enviadas por Deus, algumas eram minhas clientes. Não esperava receber tanto carinho. Já sabia que Paragominas era uma cidade boa, mas não sabia que as pessoas eram tão solidárias", diz emocionada.

Ao lado dos filhos, do marido e de novos amigos, divide com eles, além do espaço, histórias parecidas. Todos ali perderam quase tudo o que tinham, mas não perdeu a alegria.

Carmen Kelly fala com orgulho que é a única manicure na cidade de Paragominas que faz uma base "bomba" pra fortalecimeto e crescimento das unhas. Compra uma base normal e coloca os ingredientes. Aprendeu vendo a mãe misturar produtos naturais para outras enfermidades e resolveu experimentar. "O efeito é maravilhoso", confirma a assistente social Fernanda voluntária no abrigo.

Foi ouvindo essa história sobre a "base bomba" que a equipe da COHAB resolveu doar um kit de manicure para Carmen Kelly, o básico para que ela pudesse mostrar seu trabalho, e quem sabe amenizar um pouco as lembranças do que ocorreu.

Segundo ela, as lembranças são terríveis. Teve que segurar um filho em cada ombro, enquanto seu marido tentava segurá-la, e ainda viu a casa do vizinho ser levada junto com ele e os filhos. Imagem que vai ficar por muito tempo em sua memória, mas com certeza também os novos amigos que acabou de fazer e quem sabe seguir agora seu caminho mais fortalecida, tanto quanto a "base bomba", especialidade que não divide com ninguém.

A manicure será também beneficiada pelo Cheque Moradia, assim que a Prefeitura disponibilizar um lote ou terreno.

Todas as famílias que estão nos abrigos foram cadastradas pela equipe da COHAB , que está no município desde o início da semana.

A Cohab vai atender a dois públicos:

- As famílias que foram desabrigadas, que perderam suas casas e estão nos abrigos;
- As demandas espontâneas, que são famílias que estão indo na Assistência Social do município para informar sobre problemas diversos como rachaduras, piso afundando, etc.

Quanto a essas famílias, a equipe da COHAB já realizou 22 visitas, mas só 12 estavam aptas a receber o Cheque Moradia.

A equipe da COHAB continua a realizar as visitas até que a demanda seja concluída.

Texto: Mônica Cavalero (Cohab)

Fotos: Arquivo ASCOM COHAB