16/05/2022 - 11:15

Melhorando os índices habitacionais na cidade de Rio Maria, sudeste paraense, o Governo do Estado beneficiou 77 famílias em situação de vulnerabilidade social que moram na cidade com cheques do programa "Sua Casa". A iniciativa gerenciada pela Companhia de Habitação do Pará (Cohab) garante apoio para construção, reconstrução e ampliação de casas. Os benefícios com investimento de 500 mil reais foram entregues pelo governador Helder Barbalho, durante a realização de agenda oficial na cidade nesta sexta-feira (13).

"Estamos compondo um conjunto de investimentos para que a cidade de Rio Maria possa cada vez mais crescer e se desenvolver", frisou o chefe do executivo paraense, após a entrega dos cheques do programa Sua Casa.

Foto: Marcelo Seabra / Ag. Pará

Sobre a entrega desta sexta-feira, a prefeita de Rio Maria, Márcia Ferreira, destacou: "tivemos a entrega da primeira etapa e agora estamos tendo a segunda. Isso vai garantir que as famílias concluam a obra. Além disso, já aguardamos novas entregas do programa".

Para o presidente da Cohab, Orlando Reis, o investimento destacado hoje vai garantir apoio para que as famílias concretizem o sonho de morar com mais qualidade.

"A iniciativa de hoje representa a entrega da segunda etapa do benefício. Isso significa que as famílias que já tinham recebido o primeiro apoio para iniciar a construção, agora, chegam ao momento da ajuda final para que as obras sejam concluídas. Dessa forma, estamos atendendo a determinação do governador de garantir que o Sua Casa melhore as condições de moradia em todo o Pará".

Dona Valdenice de Souza foi beneficiada na ação. Com a ajuda de hoje, a moradora vai conseguir concluir a obra que iniciou para melhorar a casa. “Eu já consegui adiantar a construção e agora vou conseguir construir o telhado. Esse é o meu sonho e o da minha família também”.

Balanço

Segundo estimativas da Cohab, o programa "Sua Casa" já beneficiou mais de 154 mil pessoas de todo o Pará. No total, até o dia 30 de abril de 2022, a iniciativa já ajudou a construir, reconstruir e ampliar mais de 30 mil residências. Criado em 2019, o programa já melhorou as condições de moradia em 125 municípios paraenses. Para garantir as execuções das ações para melhorar os índices habitacionais paraense, a Cohab já investiu mais de R$ 304 milhões de reais.

Para receber os benefícios, os candidatos devem atender aos critérios - estabelecidos em lei - para serem inscritos. Após a inscrição, a Cohab seleciona gradativamente os inscritos com base na ordem de prioridades previstas nas diretrizes do programa. À medida em que os candidatos são selecionados, a equipe de engenheiros da Companhia inicia o processo de avaliação e diagnóstico das moradias. Em seguida, a próxima fase consiste na análise socioeconômica do setor de assistência social da Companhia, momento em que os técnicos averiguarão a real condição social dos candidatos.

O programa atende, prioritariamente, famílias que vivem em situação de risco social, como extrema pobreza e vítimas de sinistro (incêndios, enchentes, vendavais, desabamentos etc.). Atende ainda idosos, famílias de pessoas com deficiência e inscritos que atendam a outros critérios técnicos.

Serviço: Interessados em se cadastrar no Programa "Sua Casa" podem ligar para: (91) 3214-8533 e (91) 3214-8400.